Acirs
Em Rio do Sul, Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
Bom dia, hoje é dia 14/11 e são 02:09

Sala de Imprensa: Notícias 22/06/2017

FERSUL 2017 confirma palestrante internacional

O engenheiro, arquiteto naval e campeão da Volvo Ocean Race, Horário Carabelli, será um dos palestrantes do Congresso Empresarial da 11ª Feira Multissetorial do Alto Vale do Itajaí

Imagem divulgação Imagem divulgação

Horácio Carabelli nasceu em Montevidéu, Uruguai, em uma família de navegantes. Filho de um armador e velejador argentino, Anibal Horácio Carabelli, e neto de um Capitão de Navio Militar uruguaio, Carlos Mari. Aos oito anos já participava de competições nacionais e internacionais na classe Optimist e aos 17 foi bicampeão mundial júnior na classe Snipe.

Em 1988, em Seul, representou o Uruguai nos Jogos Olímpicos de Verão. Aos 16 mudou-se para o Brasil onde concluiu ensino médio e formou-se em engenharia mecânica pela UFSC, especializando-se mais tarde em Arquitetura Naval com ênfase em veleiros de alta performance.

Naturalizou-se e casou-se com uma brasileira (natural de Rio do Sul), com quem teve três filhos. Horácio participou de três edições da Volvo Ocean Race, considerada o Everest da vela. Em 2005-2006 foi diretor técnico e tripulante do Brasil1. Na edição 2008-2009 foi campeão com o veleiro sueco Ericsson4, comandado por Torben Grael, e com o qual estabeleceu um novo recorde mundial de singradura em monocasco, percorrendo 1.080 quilômetros em 24 horas.

Horácio projetou dezenas de embarcações, entre elas, os veleiros Multimar32, ILC25 e C30, todos colecionadores de títulos nos circuitos mais importantes da vela Brasileira (Ilhabela Sailing Week e Circuito Rio). Sua empresa presta consultoria no mundo inteiro e sua atual residência é nas Ilhas Bermudas, onde participa pela quarta vez de uma equipe de America's Cup (competição mais importante da vela mundial e que ostenta o troféu mais antigo da história do esporte). No Brasil sua mais recente consultoria foi projetando a quilha do veleiro Kat da Família Schurmann para Expedição Oriente.

A palestra Planejamento e liderança para a superação de limites, com Horácio Carabelli será no dia 18 de agosto, às 18h. Na sequência, o Congresso Empresarial da FERSUL 2017 terá também a palestra Ampliando o significado de resultados, com a Monja Coen, que é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, criada em 2001, com sede em Pacaembu, São Paulo. Foi a primeira mulher e a primeira monja de descendência não japonesa a assumir a presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil. Também presidiu a Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul.

A FERSUL 2017 acontecerá de 16 a 19 de agosto, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen. A feira realizada pela Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS), tem o apoio oficial da Prefeitura de Rio do Sul e o apoio técnico do SEBRAE.

Fale com a gente
(47) 99225 3921
(47) 3531 0500